X Encontro Internacional de Estudos Medievais (2013)
A Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM) organiza, entre os dias 01 e 05 de julho de 2013, na Universidade de Brasília (UnB), seu X Encontro Internacional dos Estudos Medievais: diálogos ibero-americanos.
O objetivo principal é contribuir para o estreitamento das relações entre os medievalistas que se dedicam a estudar a Idade Média ibérica. Por um lado, espera-se propiciar o encontro entre especialistas latino-americanos, e aprofundar os contatos que vários institutos e laboratórios têm com pesquisadores de outros países que se dedicam a estudar o medievalismo ibérico. Ainda neste sentido, pretende-se incentivar a formação de redes de pesquisa interinstitucionais e internacionais. Por outro lado, deseja-se discutir o próprio medievalismo ibero-americano.
No que concerne aos contatos entre medievalistas, este Caderno de Resumos evidencia que se conseguiu uma boa representação latino-americana em diferentes vertentes do medievalismo (filosofia, história, literatura e história da arte), bem como europeia e estadunidense.
Com relação à proposta de diálogo, o X EIEM organiza mesas-redondas, cujo intuito é promover uma reflexão crítica sobre os caminhos do medievalismo ibero-americano em vários aspectos: modelos interpretativos, objetos de estudo, fontes. Estão previstas quatro mesas- redondas – filosofia, história, literatura e história da arte.
O X EIEM conta com quatro conferências proferidas por especialistas, dedicadas ao tema do Encontro, e com sessões de comunicações, nas quais se apresentam resultados de pesquisas. Nesta edição, o EIEM conta também com Grupos de Trabalho (GT), no intuito de contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa já estabelecidos e de possibilitar a formação de novos núcleos.
A Iniciação Científica (IC) é contemplada nesta edição com a apresentação resumida de resultados parciais ou finais de trabalhos de pesquisa. Os Minicursos são uma iniciativa de sucesso, que se repete a cada EIEM. Sobretudo voltados para os estudantes de graduação, os Minicursos oferecem a possibilidade de se conhecer temas do medievalismo com mais profundidade, apresentados por professores e especialistas.